Clientes

Clientes: São empresas ou pessoas físicas que devem ser cadastradas para qualquer tipo de emissão de documentos fiscais.

COMO REALIZAR O CADASTRO DE CLIENTES:

Na tela inicial do Sys Personnalite clique no botão OPERACIONAL.
Na barra superior onde se encontra o "Menu Principal" clicar em "Cadastro", abrirá várias opções, em seguida clique em "Clientes".

Tela de Cadastro de Clientes/ Aba Complemento:

A tela que aparecer será idêntica com a seguinte (as informações da tela irão variar em função dos dados cadastrados no seu sistema):

Ao lado do campo CNPJ, pode ser notar um globo verde.

Preenchendo o campo CNPJ do cliente e clicando no abrirá a tela contendo o endereço. Para acatar as informações é só clicar em SIM, que os campos serão incluidos.

Campos IMPORTANTES:

  • Id: Código do cliente que está sendo cadastrado, gerado automaticamente pelo sistema.
  • Razão Social: Deve ser informada a razão social caso o cliente seja uma pessoa jurídica (empresa). Este campo deve ser deixado em branco para pessoas físicas.
  • Nome: Deve ser informado o nome da pessoa física ou o nome fantasia da empresa.
  • CNPJ: Deve ser preenchido somente se o cliente for uma pessoa jurídica.
  • CPF: Deve ser preenchido somente se o cliente for uma pessoa física.
  • Inscrição Estadual: Deve ser informada a inscrição estadual do cliente, obrigatória apenas para pessoas jurídicas.
  • Insc. SUFRAMA: Campo destinado ao preenchimento da inscrição SUFRAMA, necessária para empresas localizadas na Zona Franca de Manaus ou em áreas incentivadas. A SUFRAMA tem como objetivo incentivar a produção de bens e serviços voltados à vocação regional, reduzir o chamado "custo amazônico" e qualificar a mão de obra local.
  • Restrição Crédito: Ao selecionar esta opção, é definida uma restrição de valor, estabelecendo um limite máximo de crédito para o cliente na aba Config. Cobrança. Com a restrição ativa, não será possível aprovar pedidos; apenas orçamentos poderão ser gerados.
  • Restrição Financeira: Ao selecionar SIM neste campo, o cliente e todas as informações relacionadas a ele no módulo financeiro ficarão ocultos. Apenas usuários autorizados terão acesso aos processos vinculados a esse cliente.
  • Plano de Contas - Analítico: Plano de contas definido juntamente a contabilidade

Dados do cliente / Complemento, contém as seguintes informações:

  • País: País de origem do cliente.
  • Consumidor Final: (SIM ou NÃO) é importante alterar opção para SIM em caso o cliente seja consumidor final, pois esse campo está relacionado a lei de transparência fiscal e demais tributações automatizadas. 
  • CEP: Código de Endereçamento Postal.
  • Endereço: endereço do cliente.
  • Número: número do endereço do Cliente.
  • Complemento: caso o endereço tenha uma observação ou ponto de referência, deverá ser incluído a esse campo.
  • Bairro: bairro referente ao endereço do cliente.
  • UF: estado do cliente.
  • Cidade: cidade do cliente.
  • Caixa Postal:
  • Contato: Nome de uma pessoa para contato.
  • Telefone: informar um telefone de contato do cliente.
  • Telefone Alt.: informar um outro telefone de contato do cliente.
  • Celular: outro contado do cliente. Assim como no campo telefone, fica a seu critério.
  • FAX:  assim como no campo telefone, fica a seu critério informar um FAX para o cliente.
  • E-mail: campo de inclusão de apenas um único e-mail
  • Data Cadastro: data à qual está sendo incluído o registro do cliente.
  • Dias Protesto:  nesse campo deve-se informar à quantidade de dias onde o boleto do cliente deve ser protestado, preenchendo com valor 0, nesse caso, o valor 0 para sistema significa 10 dias.
  • Usuário de Cad. Man: Ficará registrado o nome do usuário que efetuou o cadastro.
  • Vendedor: Representante do cliente, caso não tenha a sugestão é colocar a propia empresa (sem o preenchimento deste campo quando criar pedido o mesmo ficara invisivel nos cadastros)
  • Transportador: Transportadora responsável 

 

Aba definições: Esta aba tem como finalidade cadastros do tipo da empresa, capacidade de armazem, comissão do vendedor e promotor e frete padrão para o cliente. 

  • Tipo: Classificação do Cliente.
  • setor: Setor do Cliente.
  • Terceirizado: Empresa terceirizada vinculada ao cliente.
  • Porte: tamanho/porte do armazem da empresa.
  • Armazém: tipo do armazém.
  • Capacidade(x1000 sacos): Capacidade do armazém em sacos. 
  • Fluxo(x1000 sacos): Fluxo do armazém em sacos. 
  • Comissão Vendedor: Comissão do vendedor em porcentagem(%).
  • Comissão Promotor: Comissão do promotor em porcentagem(%).
  • Valor Min: Valor minimo do frete.
  • Valor Frete: Valor fixo para o frete.
  • Prazo(Dias): Prazo de pagamento padrão.
  • Desconto(%): Desconto em porcentagem.
  • Dias Protesto Boleto: Definição de dias para protesto nos boletos.

 

Aba Observações: Nessa guia os campos contábeis são de uso da contabilidade interna/terceirizada. 

  • Observação: observação especifica do cliente.
  • Observaçao - Entrega: Observaçao de entrega para o cliente.
  • Observação - Devolução NF: Observação de devolucao para notas fiscais.
  • Encontro de Contas CLIxFORN: Para casos de permuta deve ser indicado como SIM.
  • Saldo Inicial Encontro: Saldo inicial da permuta.

 

Aba Endereços Adicionais: Essa guia tem como finalidade cadastrar o endereço de entrega e cobrança, caso seja diferente do endereço principal indicado na guia de Complemento.

 

Aba Contatos: Essa guia tem como opção cadastro de novas pessoas para contatos.

 

Aba Áreas: Tem como finalidade agrupar os clientes por região. Por Exemplo: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste etc.

Aba Preços – Produtos: Tem como finalidade de praticar o valor diferente para um determinado cliente em tabelas comerciais por convênios e demais acordos.

Aba Histórico: Essa guia possui o campo de histórico, para evidenciar informações sobre ocorrências administrativas, elogios, críticas, sugestões e observações feitas por este cliente.

Aba Saldo Crédito: Essa guia é uma ferramenta para lançamentos de recebimentos antecipados como cheque calção, adiantamentos por garantia, crédito ao cliente.

Aba Config. Cobrança: Essa guia será cadastrada as formas de cobrança padrão de um determinado cliente. Por exemplo, para emultec sempre será cobrado 1 única parcela de 30 dias, contendo um limite de 5 mil. 

Aba E-mail: Campo para indicar os e-mails, correspondente a esse cliente. Na guia de complemento temos apenas uma opção de e-mail, caso tenha outros de contatos, poderá ser incluso nessa guia. 

Aba Anexos Docs: Essa guia é para anexar documentos com data de validade/renovação ou sem data de controle, e ou também qualquer documento com a finalidade de se  ter o controle digital desses dados como informações, contratos, etc.