Clientes: São empresas ou pessoas físicas que devem ser cadastradas para qualquer tipo de emissão de documentos fiscais.
COMO REALIZAR O CADASTRO DE CLIENTES:
Na tela inicial do Sys Personnalite clique no botão OPERACIONAL.
Na barra superior onde se encontra o "Menu Principal" clicar em "Cadastro", abrirá várias opções, em seguida clique em "Clientes".
Tela de Cadastro de Clientes/ Aba Complemento:
A tela que aparecer será idêntica com a seguinte (as informações da tela irão variar em função dos dados cadastrados no seu sistema):

Ao lado do campo CNPJ, pode ser notar um globo verde. 
Preenchendo o campo CNPJ do cliente e clicando no
abrirá a tela contendo o endereço. Para acatar as informações é só clicar em SIM, que os campos serão incluidos.

Campos IMPORTANTES:
- Id: Código do cliente que está sendo cadastrado, gerado automaticamente pelo sistema.
- Razão Social: Deve ser informada a razão social caso o cliente seja uma pessoa jurídica (empresa). Este campo deve ser deixado em branco para pessoas físicas.
- Nome: Deve ser informado o nome da pessoa física ou o nome fantasia da empresa.
- CNPJ: Deve ser preenchido somente se o cliente for uma pessoa jurídica.
- CPF: Deve ser preenchido somente se o cliente for uma pessoa física.
- Inscrição Estadual: Deve ser informada a inscrição estadual do cliente, obrigatória apenas para pessoas jurídicas.
- Insc. SUFRAMA: Campo destinado ao preenchimento da inscrição SUFRAMA, necessária para empresas localizadas na Zona Franca de Manaus ou em áreas incentivadas. A SUFRAMA tem como objetivo incentivar a produção de bens e serviços voltados à vocação regional, reduzir o chamado "custo amazônico" e qualificar a mão de obra local.
- Restrição Crédito: Ao selecionar esta opção, é definida uma restrição de valor, estabelecendo um limite máximo de crédito para o cliente na aba Config. Cobrança. Com a restrição ativa, não será possível aprovar pedidos; apenas orçamentos poderão ser gerados.
- Restrição Financeira: Ao selecionar SIM neste campo, o cliente e todas as informações relacionadas a ele no módulo financeiro ficarão ocultos. Apenas usuários autorizados terão acesso aos processos vinculados a esse cliente.
- Plano de Contas - Analítico: Plano de contas definido juntamente a contabilidade
Dados do cliente / Complemento, contém as seguintes informações:
- País: País de origem do cliente.
- Consumidor Final: (SIM ou NÃO) é importante alterar opção para SIM em caso o cliente seja consumidor final, pois esse campo está relacionado a lei de transparência fiscal e demais tributações automatizadas.
- CEP: Código de Endereçamento Postal.
- Endereço: endereço do cliente.
- Número: número do endereço do Cliente.
- Complemento: caso o endereço tenha uma observação ou ponto de referência, deverá ser incluído a esse campo.
- Bairro: bairro referente ao endereço do cliente.
- UF: estado do cliente.
- Cidade: cidade do cliente.
- Caixa Postal:
- Contato: Nome de uma pessoa para contato.
- Telefone: informar um telefone de contato do cliente.
- Telefone Alt.: informar um outro telefone de contato do cliente.
- Celular: outro contado do cliente. Assim como no campo telefone, fica a seu critério.
- FAX: assim como no campo telefone, fica a seu critério informar um FAX para o cliente.
- E-mail: campo de inclusão de apenas um único e-mail
- Data Cadastro: data à qual está sendo incluído o registro do cliente.
- Dias Protesto: nesse campo deve-se informar à quantidade de dias onde o boleto do cliente deve ser protestado, preenchendo com valor 0, nesse caso, o valor 0 para sistema significa 10 dias.
- Usuário de Cad. Man: Ficará registrado o nome do usuário que efetuou o cadastro.
- Vendedor: Representante do cliente, caso não tenha a sugestão é colocar a propia empresa (sem o preenchimento deste campo quando criar pedido o mesmo ficara invisivel nos cadastros)
- Transportador: Transportadora responsável
Aba definições: Esta aba tem como finalidade cadastros do tipo da empresa, capacidade de armazem, comissão do vendedor e promotor e frete padrão para o cliente.

- Tipo: Classificação do Cliente.
- setor: Setor do Cliente.
- Terceirizado: Empresa terceirizada vinculada ao cliente.
- Porte: tamanho/porte do armazem da empresa.
- Armazém: tipo do armazém.
- Capacidade(x1000 sacos): Capacidade do armazém em sacos.
- Fluxo(x1000 sacos): Fluxo do armazém em sacos.
- Comissão Vendedor: Comissão do vendedor em porcentagem(%).
- Comissão Promotor: Comissão do promotor em porcentagem(%).
- Valor Min: Valor minimo do frete.
- Valor Frete: Valor fixo para o frete.
- Prazo(Dias): Prazo de pagamento padrão.
- Desconto(%): Desconto em porcentagem.
- Dias Protesto Boleto: Definição de dias para protesto nos boletos.
Aba Observações: Nessa guia os campos contábeis são de uso da contabilidade interna/terceirizada.

- Observação: observação especifica do cliente.
- Observaçao - Entrega: Observaçao de entrega para o cliente.
- Observação - Devolução NF: Observação de devolucao para notas fiscais.
- Encontro de Contas CLIxFORN: Para casos de permuta deve ser indicado como SIM.
- Saldo Inicial Encontro: Saldo inicial da permuta.
Aba Endereços Adicionais: Essa guia tem como finalidade cadastrar o endereço de entrega e cobrança, caso seja diferente do endereço principal indicado na guia de Complemento.

Aba Contatos: Essa guia tem como opção cadastro de novas pessoas para contatos.
Aba Áreas: Tem como finalidade agrupar os clientes por região. Por Exemplo: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste etc.

Aba Preços – Produtos: Tem como finalidade de praticar o valor diferente para um determinado cliente em tabelas comerciais por convênios e demais acordos.

Aba Histórico: Essa guia possui o campo de histórico, para evidenciar informações sobre ocorrências administrativas, elogios, críticas, sugestões e observações feitas por este cliente.

Aba Saldo Crédito: Essa guia é uma ferramenta para lançamentos de recebimentos antecipados como cheque calção, adiantamentos por garantia, crédito ao cliente.

Aba Config. Cobrança: Essa guia será cadastrada as formas de cobrança padrão de um determinado cliente. Por exemplo, para emultec sempre será cobrado 1 única parcela de 30 dias, contendo um limite de 5 mil.

Aba E-mail: Campo para indicar os e-mails, correspondente a esse cliente. Na guia de complemento temos apenas uma opção de e-mail, caso tenha outros de contatos, poderá ser incluso nessa guia.

Aba Anexos Docs: Essa guia é para anexar documentos com data de validade/renovação ou sem data de controle, e ou também qualquer documento com a finalidade de se ter o controle digital desses dados como informações, contratos, etc.
